Eu ganhei peso na última década. Dizem que é comum engordar entre os 30 e os 40 anos. E cá estou eu com alguns quilos a mais, me redescobrindo, me olhando, me enxergando. Sobe um número na roupa e me vejo nesse lugar inédito: o de pensar em controlar o peso. Ou seria controlar o apetite, o prazer, o gozo?
Pois bem, posso me orgulhar dessas curvas a mais, pois são filhas legítimas de banquetes caseiros, queijos artesanais, tapiocas sensacionais e sorvetes italianos. Nada que me constitui passou pelas máquinas frias da indústria. Minha recente voluptuosidade se deve ao mais puro deleite de comer o que há de melhor disponível ao meu redor desde que o ser humano transformou a natureza através do fogo. E seguem meus exames médicos impecáveis. Mente sã, corpo são.
E se meu corpo foi moldado pelo prazer, quem seria capaz de julgá-lo? Talvez eu mesma… As outras mulheres ou aquela pessoa que não me vê desde a época da escola.
Se a felicidade das outras pessoas (e a nossa, inclusive) fosse tema central de qualquer pensamento, não haveria jamais julgamentos. Haveria apenas acolhimento, abraço apertado, sorrisos, corpos entrelaçados que se tocam e se admiram.
Mas andamos em museus a céu aberto contemplando molduras e ignorando as pinturas, contemplando janelas e ignorando a paisagem, contemplando fotos e ignorando o espetáculo.
Que tal um colírio de ternura nos olhos? Esses que escancaram a alma e nos conectam de verdade com nossos semelhantes. Que tal um ensaio sobre a amorosidade?
9 Comments
Sirva- se à vontade! 😀
Que forma mais original de tratar desse tema tao recorrente! Coisa mais linda pensar que meu corpo está sendo moldado pelo prazer. Seu texto pôs colirio de ternura em meus olhos.
Podemos escolher as fôrmas que nos moldam! 😀
Passeio por sabores e formas. As palavras a me levarem à liberdade de existir do jeito que se quer.
Ótima reflexão. Seu texto abriu meu apetite e o meu coração!
Que lindo!
Lindo esse amor pelo bom, pelo que nos dá prazer, lindo poder saborear e viver.
Lindo seu comentário, Júlia!!!
Que Belo banquete Monica!